Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

29
Mai09

VEM AÍ O GRIPE DOS PORCOS

vozeslivresmacao

 

(1) - O vírus infecta o porco, sofre uma mutação e torna-se capaz de contagiar o homem.
(2) - É transmitido aos homens por contacto directo com porcos infectados através das mucosas e secreções.
É deste modo que se transmite a gripe porcina agora rebaptizada de gripe A.
Ali, no Largo Dr. Samuel Mirrado, encontra-se a "boutique-gourmet" "Cheira-ó-Mação", propriedade do Dr. Zé d'Angola. Quem por aquele local tem passado, observou, que a "boutique" tem uma pocilga em anexo onde se está a criar um já anafado reco, que, nem sempre, está confinado ao seu chiqueiro. Passeia-se com muita liberdade e, não raro, é possível vê-lo espojado no jardim do monumento ao Dr. Samuel Mirrado.
Ora, como todos os maçanicos têm conhecimento, a "Cheira-ó-Mação" é altamente frequentada por turistas estrangeiros que, para além de se deleitarem, com as areias e pedras do nosso querido museu, deixam muitos oreos em compras na "boutique" do Dr. Zé d'Angola.
Não sei quais as razões, mas grande quantidade dessa vaga de visitantes é proveniente dos States e do México. É simples, portanto, um desses gringos infecta o porco do Dr. Zé d'Angola, que quase sempre circula livremente, o tô escapa-se até ao Café Buiça, a babujar alcagoitas e tremoços, a clientela afaga o bicho, o vírus salta para as mãos dos fregueses, e aí está, de um modo simples e rápido a gripe a disseminar-se pelo Mação. Daí a passar-se para todo o condado vai uma semana. E quantas semanas a todo o rectângulo? Muito poucas. É, enfim, a pandemia. Ai eu, ai eu!
Deixo aqui o meu alerta às autoridades sanitárias do Mação. Por mim tomei as devidas cautelas, fixei o cordão sanitário no Central - a norte; no Kristina Bar - a sul. Quem quiser e tenha amor à saúde, siga os meus passos.

 

Cabo Emídio II