NOTA: Qualquer pessoa que se sinta ofendida pelos conteudos /opiniões aqui expostos deve demonstrá-lo para o email abaixo indicado. Os comentários estão abertos com a devida moderação e os artigos a publicar neste BLOG devem ser enviados para o email:
vozeslivresmacao@sapo.pt
Visitantes Online
Terça-feira, 23 de Junho de 2009

O SILÊNCIO É DE CHUMBO, ATÉ QUANDO?

O desprezo que "Mais Mação" manifestou relativamente à sentença judicial do processo que envolveu José Henrique de Matos é lamentável e confrangedor.
JHM, além de militante socialista, membro, de quando em vez, da Assembleia de Freguesia, é um defensor dos interesses de Mação, batendo-se corajosamente, com prejuízo da sua vida empresarial, contra o poder que nos governa há mais de três décadas. No mínimo exigia-se  a publicação do resultado, do que foi, sem dúvida, um acto persecutório "…ao direito à liberdade de expressão e emitir e divulgar livremente a sua opinião.." como sabiamente escreveu a Juíza na sua douta sentença e mais "…que numa sociedade democrática o escrutínio da gestão da coisa pública e do desempenho dos órgãos políticos é legitimo."
Não foi assim entendido e, por isso, sobre este caso pesou  um silêncio de chumbo no "Mais Mação".
Não basta escrever todos os meses  um artigo de opinião no mensário  local. Não é suficiente presidir à colectividade que organiza as melhores festas de verão do concelho. Para se ser candidato à presidência de uma autarquia  é preciso mais, muito mais.

                                                                                                        Cabo Emídio II

Publicado por vozeslivresmacao às 00:56
| Comentar | Adicionar aos favoritos
|
9 comentários:
De Luis Sérgio Silva a 19 de Junho de 2009 às 18:07
Quero aqui afirmar que, partilho totalmente desta posição. É de facto lamentável e repugnante este silêncio.
Esta atitude deixa-me envergonhado.
Quero aqui deixar um pedido de desculpas público pelo silêncio do meu partido.
De mapir a 23 de Junho de 2009 às 19:20
Companheiros, na realidade o silêncio tem sido cortante. Dispendem tempo a discutir coisas de somenos importância. Ainda hoje, 5 ou 6 anos após as obras, discutem os custos do parque de campismo da Ortiga, do atalho do zé da esquina, das silvas que causam incómodo, etc.
Agora, quando alguém em plena assembleia municipal defende e aprova que seja movido um processo judicial a um munícipe , laborioso e empenhado nas boas causas do municipio e da vila onde nasceu, estudou, vive e honestamente trabalha para sustentar a sua família, e que, para o efeito, se gastassem as verbas da CMM necessárias, até ao último cêntimo, para que seja defendida a honra dos eleitos municipais, directa ou indirectamente responsáveis pelos actos praticados e depois das confrangedoras sessões em que se verificou:
-uma nitida tentativa de um delegado do MP que na tentativa de cumprir com objectivos nitidos de desvirtuar o processo, verificando-se que nem para isso tivesse capacidade, ajudou a clarificar e a abrir aquilo que supostamente seria um embrulho bem acondicionado (também aqui se aplica o termo: filho de peixe sabe nadar);
-Um defensor da parte acusatória que numa tentativa desenfreada de justificar o injustificável, encombrindo aquilo que era demasiado claro, ajudou ao nítido propósito desenvolvido pelo delegado do MP;
-Uma Douta Juiz, coitada. Intimada pelo poder superior dos mandantes e porque novinha na carreira, arregalava os seus lindos e meigos olhos, sempre que as argoladas eram cometidas pelos doutos referidos, tornando a tarefa cometida cada vez mais dificil;
-e mais não refiro...agora, porque a sentença, contra as vozes do regime foi a que se verificou, sem que fizesse alterar o silêncio referido.
Meus amigos e companheiros, não é assim que se deve pretender assumir o desempenho de certos cargos. É para ficar tudo na mesma. Façam ouvir as V/ vozes. Os erros praticados devem ser veiculados e conhecidos por todos.
Alterações recentes, independentemente do procedimento, parecem mostrar ou conduzir a uma situação que no mínimo seria inevitável: quem entende gastar até ao último cêntimo os recursos autarquicos que são de todos na defesa da honra..qual honra companheiros. Deveria, na altura, ter a humildade suficiente para ler, ponderar e com a humildade necessária a quem sabe reconhecer os erros que, são comuns à prática de todos, saber comunicar aos munícipes justificando as razões e os motivos que originaram os actos. Havia-os.. A este eleito no mínimo exige-se ... o que sempre pensei e que nunca escondi. Aos outros que saibam avaliar com este erro e tentem emendar-se no futuro. Para aquele, em quem se deposita confiança e parece merecê-la, que evite alguns comportamentos pouco consentâneos com a sua forma de viver e de estar. Não a altere, mantenha-a com a humildade que possui e sabe manifestar. Assim ...
Esta oposição asim é uma pena. O seu papel parece persistir. Apagada, sem poder e capacidade de actuação e mobilização, com medo ...
Ao Zé Henrique um grande abraço, porque sendo o herói de uma tormenta, conseguiu sair vencedor, mas entre os seus pares, tristemente só.
Valem-lhe, uns mais que os outros, apenas os Amigos

Um abraço amigo
De S.L.B. a 19 de Junho de 2009 às 18:29
Tens razão Cabo!
Vou enviar uma proposta a quem de Direito para que sejas promovido, pelo menos, a Sargento!

Agora, mais a sério, é de facto confrangedora (nem sei bem qual o qualificativo que deva usar) a atitude de omissão propositada que o candidato do PS à CMM, seus mais directos apoiantes e a maioria da Comissão Política PS eleita(???), na defesa dos seus militantes em processos - judiciais ou outros - intentados contra estes e, onde o Partido poderá sair "chamuscado". Isso viu-se no caso do Dr. JP Almeida e agora no do Zé Henrique.
Deveriam preocupar-se mais em cumprir escrupulosamente os estatutos do Partido, por exemplo, no que toca aos Independentes que de independentes não tinham/não têm nada, e que são militantes quando lhes apetece; por exemplo: cumprir a lei das quotas; não retirar militantes da Comissão Política à revelia dos Estatutos e da Comissão Juridiscional do mesmo, etc...
Quem quer dar o exemplo de boa governação à população do Concelho, tem que dar começar a dar esse exemplo na sua própria Casa.

"Unir e Relançar o Partido" - aonde é que eu já ouvi isto???!!!

S.L.B. (Socialista Livre de Bloqueios)
De José Luís Soares a 19 de Junho de 2009 às 18:38
Eu, José Luís da Conceição Soares, na qualidade de militante de base da Comissão Política Concelhia de Mação desde 1999, sempre com quotas pagas a tempo e horas (e, já agora, sempre com dinheiro do seu próprio bolso!), venho dizer que também não me revejo na posição (não) tomada pelo meu partido de sempre (não é o caso de alguns!!!) em relação ao processo em que foi arguido José Henrique de Matos.
De aeiou a 19 de Junho de 2009 às 20:58
Por essas posições é que vocês não ganham nada. Aliás os comentários são de pessoas que nunca fizeram nada pelo concelho, tirando umas gaitadas do último "paineleiro".
Talvez agora, que tais figuras não fazem parte das V/ listas, o PS finalmente ganhe. Alternativa precisa-se!
De José Luís Soares a 19 de Junho de 2009 às 22:46
aeiou , parece que te chamuscaste!
Eu, como Digno militante do PS (tu, és quê?uma m... escondida no anonimato!!!) tenho o direito de exercer os meus direitos, nomeadamente direito à opinião. É assim em democracia, seu borra-botas!
Não tens o direito a enxovalhar o meu bom nome, escondido no anonimato!!! Tenho o meu cadastro limpo, tenho um emprego digno (sem cunhas. Sabes o que é passar num concurso nacional onde concorrem 100.000 candidatos, sem quaisquer favores? Claro que não!!!). Orgulho de todo o meu trabalho de músico e maestro (as tais gaitadas como dizes - e tu, fizeste o quê por Mação? Nunca vi nenhum aeiou a fazer parte de qualquer associação em Mação. O José Luís Soares, já viste de certeza). Por acaso sabias que tenho o Curso do Conservatório de Trompete todo pago do meu bolso?! E tu, tens o curso de quê? Da calúnia, só pode ser.
Não gozes com a minha dignidade. Podes não gostar das minhas ideias, agora daqui para a frente, cuidado!
Desceste muito baixo ao chamares-me paneleiro (mesmo que com aspas).
Aí, sejas lá quem tu fores, só mostraste que vales ZERO. Não mereces estar no PS.
De aeiou a 20 de Junho de 2009 às 12:16
Também devias ter tirado um curso de português intensivo. Chamei-te "paineleiro" de painel = comentador.
Apenas elogiaste o teu currículo pessoal. Agora o currículo em prol dos outros, ou do concelho....... "népias"!

Adeus!
De vozeslivresmacao a 20 de Junho de 2009 às 15:21
Amigo Cabo
Concordo plenamente com a sua opinião sobre a não tomada de posição por parte do PS Mação, relativamente ao caso Zé Henrique. Como bem alguém recordou atrás, faz lembrar o também esquecimento do caso João Paulo Almeida. Que problema tem o PS em defender os seus militantes ? Ou mesmo não os o defendendo, porquê este esquecimento? Que mal terão feito estas pessoas?

Amigo Cabo ,
Concordo plenamente com a sua opinião sobre a não tomada de posição por parte do PS Mação, relativamente ao caso Zé Henrique. Como bem alguém recordou atrás, faz lembrar o também esquecimento do caso João Paulo Almeida. Que problema tem o PS em defender os seus militantes ? Ou mesmo não os o defendendo, porquê este esquecimento? Que mal terão feito estas pessoas? Quem não defende os seus membros está condenada ao fracasso...
Um aparte especial para O Sr AEIOU deixou uma marca forte da sua falta de formação , desde cívica a democrática , passando pela moral. Os actos ficam com quem os pratica.
A. Reis
De Vitor Silva a 22 de Junho de 2009 às 08:54
Compartilho as opiniões já aqui expressas, excepto a daquele que tem medo de se identificar, mostrando a cobardia, que é sempre um sinal de fraqueza. Lamento que o actual PS/Mação, mão defenda os seus militantes, alguns dos quais deram tudo o que lhes foi possível em prol da união, que não existe, mas que tanto foi apregoada, não custa dizer, mas dá trabalho fazer... Parabéns ao José Henrique. Continuarei no PS, mas não por interesses pessoais, continuarei a lutar pelo partido do qual sou militante desde 2005, não me arrependendo da mudança. Lutarei pelos interesses de Mação e das suas gentes, pela união de um Partido e por aqueles que são os verdadeiros militantes. Esses que se fazem de militantes, só quando interessa terão certamente a resposta em Outubro. Que falta vai fazer João Paulo Almeida, Luís Sérgio, António Reis e outros. Quem fará no futuro OPOSIÇÃO???

Comentar post

Contacto:

Vozes Livres Mação

Cria o teu cartão de visita

Pesquisar neste blog

 

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

Posts recentes

Cá se fazem, Cá se pagam!...

a boy for all seasons

Pedro Passos Coelho "o fa...

Banalidades do Correio da...

Vater Marques na Rede Nac...

Judiciária investiga uso ...

Posto de Vigia 74 - Outub...

Posto de Vigia de Setembr...

João Pereira reclama vari...

Ponto de Vigia - Julho/20...

EDP CONTINUA A MANTER NA ...

EIS O QUE ESTE NOVO PSD N...

PONTO DE VIGIA - JUNHO

MAÇÃO . VACARIA VIRA GALE...

CARDIGOS.JUNHO DE 1966 . ...

POSTO DE VIGIA

CONVÍVIOS COM VIDA DENTRO...

MAÇÃO E O BREJO QUE NÃO V...

OBRIGADO,ÉVORA ! SEM PALA...

AS VOLTAS DE UMA RENUNCIA...

QUEM QUER VIR A ÉVORA DE ...

ÁGUA POR FAVOR

"JAZ MORTO, E APODRECE"

SALDANHA ROCHA E CAMÂRA M...

Ponto de vigia Abril 2...

EURICO BRITO LOPES

DE ENCERRAMENTO EM ENCERR...

MAÇÃO - VALENÇA DO MINHO

UMA DAS CONDIÇÕES PARA QU...

Posto de Vigia

Arquivos

Abril 2013

Dezembro 2011

Abril 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

tags

todas as tags

Links

Participar

Participe neste blog

subscrever feeds

blogs SAPO