Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

13
Jul06

ACONTECEU EM CARDIGOS

vozeslivresmacao

Passado que está quase 1 ano, após o acto eleitoral/autárquico que se realizou a nível nacional e, como é óbvio, também no Concelho de Mação, dia 09/10/2005, não poderia deixar de fazer alguns comentários, nomeadamente, ao que se passou prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Cardigos. Todos sabemos, (ou quase todos), que nesta freguesia é quase tudo laranja, o que respeito, (pois eu também já fui), embora hoje me sinta orgulhoso de ter mudado a tempo, reconhecendo que a minha verdadeira ideologia política, não tinha nada a ver com o PSD. Mas há coisas que aprendemos e seguimos desde crianças, depois só o tempo, a verdade e realidade, nos compete a nós mudar.


A nossa lista em Cardigos, apresentou-se às autárquicas, encabeçada por Ivo de Jesus Dias, um homem simples, honesto, lutador e com um carinho especial pelos Cardiguenses. Foi uma campanha com altos e baixos. A maior parte de nós, sabe que o PS/Mação, vivia na altura momentos difíceis, guerras internas, conflitos, etc., o que também se reflectiu em Cardigos. Isto já é passado, esperamos agora por melhores dias e que tudo volte ao normal, para que em 2009 possamos ser alternativa a quem nos (des)governa há muito, muito tempo!.


A Carta que abaixo publico, foi escrita, (ou pelo menos assinada), pelo actual Presidente da Junta de Freguesia de Cardigos – Sr. Zeferino Sobreira. A mesma foi distribuída pela freguesia, pelo seu STAF, na tarde de 7 de Outubro/2005. Embora não mencionando nomes, os ataques nela descritos, ataques mentirosos e caluniosos, são de certa forma graves. Eu Sabia, tinha a certeza, que não iríamos ganhar Cardigos, contudo, parece que ainda assustámos o PSD, na pessoa do seu presidente de Junta, que jogou a última cartada final, dizendo mentiras, atrás de mentiras, só que sem ter a coragem de dizer quem são essas pessoas, que ameaçaram destruir o PSD/Mação. Quem são esses que querem usar a força do poder. Quem disse afinal, querer vir para Cardigos, destruir Instituições e ocupar o seu lugar?


Senhor Presidente, faço-lhe um desafio, que tenha a coragem de dizer quem são as pessoas, para que tudo fique bem mais claro, passo a publicar a carta.


prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> 


Vitor Silva


 


Carta aberta aos Cardiguenses


 


Por vontade expressa pela maioria dos Cardiguenses e a convite da comissão política do P.S.D. Mação, eu, Zeferino da Silva Sobreira, decidi candidatar-me a número um da Lista do referido partido para a Junta de Freguesia de Cardigos, nas eleições de 9 de Outubro de 2005, com a real convicção do passado, do presente e do futuro.


Caros Cardiguenses:


Iniciei a minha participação nas tarefas de governação desta Autarquia já lá vão 14 anos e meio, então como secretário. Com a equipa de então, assumimos a reconstrução da antiga igreja “tarefa nada fácil”. Na verdade, a obra consumou-se e nela se instalaram os seguintes serviços:


·         - Santa Casa da Misericórdia de Cardigos,


·         - Junta de Freguesia;


·         - Segurança Social; e,


·         - Serviços médicos.


Aqui se começou a construir um património, à data quase inexistente.


Concluiu-se a Barragem do Vergancinho, na qual participámos. Construímos edifício de rés-do-chão e 1° andar, onde instalámos outros serviços da Junta: Posto dos Correios, etc.


Reconstruímos a Fonte Romana do Chão de Pião e electrificámos o respectivo acesso; melhorámos a Fonte da Picota, no mesmo local; comprámos terreno e construímos o dique de Arganil; comprámos e escriturámos nove propriedades rústicas para construção da Praia Fluvial do Vergancinho e as propriedades não utilizadas na Praia Fluvial foram trabalhadas e repovoadas com pinheiros; construímos o Parque de Merendas, próximo da Chaveira, servido com água da nascente do Ribeiro do Pereiro; construímos Jardim de Santo António, Fonte Nova e temos em construção duas faixas de lazer em calçada à Portuguesa, ao cimo da rua das Vinhas, a fim de as arborizar e de nelas instalar bancos. Construímos diversos caminhos e reparámos outros; projectámos o novo Centro de Saúde, a Extensão dos Bombeiros, a Variante Norte e a Zona Industrial. Fornecemos e instalamos — a quem o solicitou — bancos de lazer em toda a freguesia. Construímos pavilhão para armazém e garagem. Comprámos equipamentos tais como: tractor com reboque, uma alfaia, pulverizador, carrinha de caixa aberta 4x4 para transporte de pessoal. Adquirimos kit para primeiras intervenções nos fogos; uma moto serra; quatro motores roça-mato; motor equipado com pente para regularizar ou cortar sebes. Mobilámos três salas com mesas, secretária, cadeiras, estantes, dois computadores, duas fotocopiadoras, um telemóvel, dois telefones fixos, um fax e promovemos a divulgação da freguesia através de C.D. editado pela empresa “O Nosso País” e subordinado ao programa ‘Portugal Século XXI. Presentemente, negociámos com a referida empresa a actualização, em novos moldes, do C.D. de divulgação da Freguesia.


Adquirimos a Bandeira da Freguesia, a Bandeira de Portugal e a Bandeira da Comunidade Europeia.


Comprámos Brasões, Guiões, Bonés, Camisolas, Livros para as Escolas, lembranças para as crianças, promovemos excursões de carácter lúdico/formativo e outros.


Colaborámos e pressionámos decididamente a Câmara Municipal de Mação na ampliação das redes de abastecimento de águas ao domicílio: em Cardigos; Vales; Chaveira; Chaveirinha, Azinhal; Azinhalete; Vinha Velha; Pracana da Ribeira; Freixoeiro; Freixoeirinho; Sarnadas; Mesão Frio, Moita Ricome; Praia Fluvial e Ribeira da Isna. Fizemos reparações de idênticas condutas em todas as outras aldeias da Freguesia.


No meio ambiente fizemos abertura de estradões em toda a zona verde e colocámos manilhas em passagens de água. Fizemos estradões circulares nas povoações de Mesão Frio; Moita Ricome; Roda, Casalinho; Vales e Carrascal. Até ao fim deste mandato tencionamos a cobertura destes estradões ao resto da freguesia.


Fizemos projectos de limpeza na área ardida em 1991 na Pracana da Ribeira, substituído pelo de repovoamento após o incêndio de 2003, no qual já foram plantadas 100.000 árvores:


pinheiros e cerejeiras. Actualmente encontram-se em preparação os terrenos do Projecto Casal do Neto para posterior plantação de outras tantas árvores. Está em via de aprovação o projecto do Maxial para o mesmo efeito. Tudo isto na zona da Pracana da Ribeira.


Limpeza de mata: Temos projecto aprovado para a zona de Vergancinho, cerca de 80 hectares


Rectificação de traçado e pavimentação na estrada 244/1 do limite da freguesia de Amêndoa até ao limite do concelho de Proença-a-Nova, pavimentação na mesma estrada de Cardigos ao limite do concelho de Vila de Rei “Várzeas” assim como a estrada intermunicipal de Colos à Ribeira da Isna.


Povoações e locais em que não existiam pavimentos: Pracana da Ribeira, Outeiro da Pracana, as duas ligações da 244/1 à Pracana da Ribeira; Freixoeirinho; Moita Ricome, Mesão Frio; Roda: estrada de acesso ao depósito das águas, do recinto das festas ao Lar “Abrigo do Pinhal” e outros.


Zonas de Indústrias — Cardigos: Américo Silva, Tio Zé da Beira, Ramiro Tavares Sousa, António Dias, Rua do Quintal da Estrada à indústria do R. Nunes e Silva, Rua das Vinhas, Rua da Laurinda, o início da Variante Norte, Rua do Cemitério à mesma Variante, Travessa de S. Bernardo, Largo da Escola e Rua da Atafona. Lameirancha: para a casa de Ramiro António e para a casa de Maria Adelina. Carvalhal: à casa de João Delgado e também à casa de Luis Dias. Azinhal: Indústria de Leonel Silva e Largo da Capela. S. Bento: Rua do Centro Cultural e logradouro do Lagar. Chaveira: Largo do Polidesportivo, continuação da Rua da Padaria, acesso ao armazém de materiais de construção (antiga serração do Sr. João Luís) e parque do Lagar. Carrascal: Rua das Azinheiras. Vales: Rua de acesso ao Sr. João. Colos: pavimentação dos arruamentos.


Pavimentação em pavimentos no estado de degradação: todos os arruamentos em Vales, estrada de Chaveira a Colos, estrada de Colos a Cardigos, estrada de Cardigos Lameirancha, arruamentos de Freixoeiro, Freixoeirinho, Praça de Cardigos; Rua Pedro Enes; Rua Mons. Gregório Tavares; Largo da Misericórdia. Em execução ruas de Moita Ricome, entregue ao empreiteiro para execução imediata em Casais de S. Bento.


Saneamento básico: concluímos Vales e Cardigos. Construímos totalmente Chaveira e Chaveirinha, temos projectos para execução de Roda e Azinhal.


Reconstruímos totalmente iluminação pública em Cardigos, ampliámos em Roda e Mesão Frio no Largo da Fonte, Carrascal em habitação e na Rua das Azinheiras, em Cardigos na Rua da Laurinda e outras.


Apoiámos a juventude escolar com livros, passeios de estudo e ocupação de tempos livres (A. T .L.).


Reconstruímos e reparámos instalações escolares, apoiámos nas festas de Natal, nos convívios, em magustos. Fornecemos lenhas para aquecimento nas escolas. Apoiámos financeiramente as iniciativas que nos foram apresentadas por Jovens e Adolescentes. Proporcionámos passeios para adultos. Ajudámos com outros meios as carências mais prementes Apoiámos as Instituições de carácter social, cultural, desportivo e recreativo ajudando-as a levar por diante os seus projectos de progresso para o futuro.


Nós perguntamos:


 O que é que vai mudar?


Para quê?


 Para onde?


Sabemos perfeitamente que querem o poder à força e para quê?


Para usarem a força do poder!


Pretensão já demonstrada por quem escreveu no Jornal dizendo que há 30 anos Cardigos está parado. Do que atrás descrevi, e que mais poderia ainda ter dito, daquilo que foi feito em catorze anos e meio, deixa antever ser pura mentira cometida por distracção ou por desconhecimento da sua própria terra, onde tanta coisa se modificou e melhorou! Já esqueceram as ruas de mato, as fontes no poço ou no charco, o transporte das batatas às costas por falta de acesso às casa, etc.?


-Outros, dizem tencionar destruir o P.S.D. Mação e ainda há quem tenha dito vir para Cardigos tentar destruir Instituições da nossa terra e ocupar o seu lugar;


-outros, só há pouco mais de uni mês são eleitores em Cardigos: porquê, só agora? O motivo é simples: usar a força do poder para vingar intrigas e conflitos pessoais. Afinal, é esta a mudança que nos propõem!


Estou convicto de que os Cardiguenses são um povo ordeiro e que sabe o que quer e para onde vai, por isso, não permitirá que tal desaire aconteça.


Todos quantos governámos este período com o apoio dos vossos votos, fizemo-lo o melhor possível, na continuidade e projecção do já feito anteriormente, sempre atentos ao passado, ao presente e ao futuro, no sentido do progresso.


Projectámos, construímos, preservámos, adquirimos, limpámos e prestámos serviço burocrático digno dos Cardiguenses, atempada e eficazmente.


Dentro do que projectámos vemos concluído o Quartel dos Bombeiros e as novas instalações da Extensão do Centro de Saúde de Cardigos, o Parque de Merendas do Pereiro, reforço do abastecimento de água a Moita Ricome, Chaveira e Chavezinha. Em fase de acabamento, as novas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, a Variante Norte, o Campo de Tiro, a Praia Fluvial. Recentemente vemos aprovada pelo Ministério do Ambiente e publicado em Diário da República, a Zona Industrial de Cardigos.


A equipa que vos apresento é dotada deste mesmo espírito empreendedor e trabalhador a fim de continuar o progresso e se possível, fazer mais e melhor. Conhecimento, saber e experiência é meio caminho andado nesta caminhada que nos propomos. Acreditamos: Vamos Vencer!



zefe.gif