Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

22
Jan10

MARIA DA PURIFICAÇÃO E AS PREVISÕES PARA MAÇÃO 2010

vozeslivresmacao

Crónica publicada no mensário Voz da Minha Terra (Janeiro)

 

 

  

PREVISÕES 2010
 
Sou a mais recente vidente com consultório instalado em Mação. Chamo-me Maria da Purificação, os meus bisavós eram desta região e decidi-me a deixar Lisboa, definitivamente, porque acredito, cada vez mais, nas potencialidades do interior como alavanca para a recuperação do nosso país. Não venho vender gato por lebre mas estou decidida a ajudar Mação e a sua gente a desmistificar o muito gato por lebre que por aqui tem continuadamente sido vendido. Tenho estado muitíssimo informada acerca de tudo quanto por aqui palpita em todos os sectores da vida de Mação, seja a nível político, social, religioso e, até, por que não dizê-lo, desportivo.
As minhas previsões para 2010 baseiam-se, assim, em realidades palpáveis e a minha actividade , para além de financiar e assegurar a minha própria sobrevivência, quero que seja um contributo que vise aumentar a auto-estima, a auto-afirmação ( estão a ver, sempre a palavrinha mágica Mação em acção….) e a auto-aprovação de todos os que virão recorrer aos meus qualificados serviços. Já se vê, por aqui, que não posso dar azo a qualquer demagogia associada  a esta mui nobre actividade de prever o que nos espera.
As previsões que tenho para Mação, em geral – é certo que no caso concreto de cada um dos maçanicos, em particular, elas alinharão por uma espécie de interdependência positiva – são muito animadoras porque estão  enraizadas nas desconhecidas capacidades dos seus moradores. Chegou a hora de pôr fim a 35 anos de continuada anestesia geral .Chegou a hora de romper a teia bem urdida pela  aranha autárquica laranja que há mais de 35 anos enleia, enreda e adormece a generosidade dos maçanicos.
 As minhas previsões serão, apenas e só, mais um contributo a juntar ao empenhamento de alguns poucos que tudo têm feito para conseguirem libertar-se dessa teia, em regra mal sucedidos ou por incapacidade própria ou  por desavenças fomentadas e alimentadas pelo mesmo poder autárquico, fomento esse entendido como parte integrante e nuclear da estratégia de adormecimento e anestesia.
O meu objectivo, e mais clara não posso ser, é o do exercício de uma moderna actividade que convoca o melhor das energias que adivinho dentro de cada um,  da esquerda à direita, na perfeita conjugação de uma carta astrológica todos os dias sujeita a fundamentadas actualizações.
Deixo estes princípios gerais para avançar, então, com o primeiro núcleo de previsões para 2010 em Mação, Abrantes e arredores:
 
NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA- Mais cedo do que o previsto, o vereador Vasco tomará conta dos destinos da autarquia.Assim se perpetuará o poder laranja.Pode haver novidades da IGAL que torne menos pacífica tal mudança.
 
NOVO PRESIDENTE DA BANCADA SOCIALISTA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.Prevejo que os socialistas finalmente vão descobrir as potencialidades de Valter Marques e lhe colocarão nas mãos o poder de preparar o PS e a sua pessoa como candidato credível a ser o novo presidente da Câmara nas próximas eleições. Nuno Neto ficará então mais livre para continuar a brindar-nos com as suas sempre apreciadas actas e Valter, solto, para lutar pelos desejados actos.
 
 
NOVO ARRANJO DO LARGO DO CINETEATRO-A autarquia vai, finalmente, abrir os olhos e perceber que, face ao crescente ruído, sobretudo dos muitos visitantes do Museu Rupestre ,não será mais possível continuar a aceitar tamanha contradição neste atentado ao património construído permitindo a vergonha da fachada da construção que ali se exibe.

 

ABRANTES DEIXA CAIR PEDREGULHO. Um saltinho, que o espaço acabou, a Abrantes.Prevejo, finalmente, que a nova presidente dará ouvidos ao ensurdecedor ruído da opinião pública que não quer ver edificado o chamado Pedregulho do arquitecto Carrilho.
 _____________________________________________
PS.1- Qualquer semelhança entre o descrito e a realidade…
PS.2 – Um abraço solidário para toda a família do Dr. Manuel Tavares, de Cardigos, que nos deixou um destes dias. Manuel, espero que já tenhas dado um grande abraço ao nosso querido Zé Mário, teu e nosso irmão. Apreciei o teu esforço para democratizares a vida política na Assembleia de Mação. Espero que os teus companheiros, finalmente, te façam justiça.

antónio colaço

2 comentários

Comentar post