Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

30
Mar10

Posto de Vigia

vozeslivresmacao

Professor Doutor Manuel José Viegas Tavares

 

Faleceu no dia 31 do passado mês de Dezembro, o Ilustre Maçanico Viegas Tavares.  Nascido em Cardigos , DOUTOR em  Antropologia,

Inspector  Superior  do Ministério da Educação, Professor Universitário, autor de várias publicações e Presidente da Assembleia Municipal de Mação, de 1997 a 2001. Invejável “curriculum”,  que peca por defeito, do Homem que tive o prazer de conhecer em 1998, sendo eu vogal da mesma AM. Humanista e humano foi talvez, no meu entender, um dos melhores Presidentes da Assembleia Municipal de Mação.  Primou sempre pela independência, diplomacia e respeito. O principal beneficiado foi o Povo Maçanico com a qualidade da democracia que se respirava naquela Assembleia, a que me orgulhei de pertencer. A meu ver, foi um dos presidentes da Assembleia mais abertos às mudanças, com uma independência, dignidade e elevação  moral acima da média.  Se não estou em erro,  só no seu mandato se fizeram Assembleias Municipais descentralizadas (Aboboreira, Cardigos Envendos, Carvoeiro, Ortiga e Penhascoso) e a horas ( normalmente ao fim da tarde)    a que os Maçaenses pudessem assistir. Um adeus e até sempre.

 

 

Obras da CMM

 No número anterior fiz referência à péssima qualidade das obras executadas pela CMM, documentadas pela foto 1, tirada em 10/02/2010. A

                  Foto 1                                                       foto 2

    

 

foto 2,  tirada  poucos dias após a conclusão das obras de reparação, que tiveram início a  17 de Fevereiro, documenta os trabalhos entretanto efectuados. Ainda bem que a CMM, como que por artes mágicas, conseguiu antecipar-se à saída do VMT e reparar a obra que inicialmente, como se pode observar, foi mal planeada e mal executada. Este é um dos vários exemplos de obras feitas a dois tempos, sem um rumo e direcção técnica consequência de uma falta de liderança politica. Depois o erário publico é que paga!

Parece que o trabalho desta vez ficou bem feito! Ainda bem!

 

Perguntas 

 

1 – Quais os resultados, relativamente ao concurso, para localização e construção da Central de  Biomassa em que o consórcio liderado pela CMM participou?  Lembro-me de, em Setembro de 2006, ter havido uma necessidade urgente de tomada de decisão por parte da Assembleia Municipal, chegando mesmo a haver interrupções várias da referida Assembleia, uma “reunião” urgente da CMM, tal era a importância de tal infra-estrutura para o Município. Qual a actual situação? 

 

 

2 – Decorrem de norte a sul do país os diversos festivais da lampreia, desde Tomar à Barquinha, passando por Penacova e Montemor o Velho. E Mação?  Já foi promessa eleitoral com referência própria, hoje esconde-se na   bruma de umas frases para “doutor entender”, no programa eleitoral do PSD. Na prática, nem festival da lampreia, nem do cabrito, nem do maranho…nada!

Pelos vistos o turismo não é essencial, a floresta está na mesma, após os grandes incêndios de 2003. Algumas estradas, passada a campanha eleitoral, lá continuam com os seus buracos, a água sem qualidade. Que futuro para Mação?

 

 

 

António Reis

2 comentários

Comentar post