Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

20
Abr10

MAÇÃO - VALENÇA DO MINHO

vozeslivresmacao

O encerramento do atendimento nocturno  das 0 às 8 horas,  no Centro de Saúde de Valença do Minho gerou a contestação que imprensa, rádio e televisão trouxe ao nosso conhecimento,. culminada com o lamentável e anti-patriótico gesto da afixação de bandeiras de Espanha. Segundo os esclarecimentos prestados por responsáveis da Administração Regional de Saúde do Norte, aquele serviço tinha uma reduzida taxa de utilização,  que não justificava o seu funcionamento.

Em Mação,  há muitos anos, que o Centro de Saúde encerrou o atendimento nocturno das 0 às 8 horas, sem que, à época, a população tivesse manifestado o seu descontentamento.

Agora, e à socapa, não foi publicado qualquer aviso no jornal "Voz da Minha Terra",  que seria o mínimo exigível, o Centro de Saúde de Mação, decidiu acabar com o atendimento  das 20 às 24 horas. Desconhece-se a justificação de tal procedimento. A Comissão de Utentes (se é que existe) foi ouvida? Não se poderá invocar, como em Valença do Minho, fraca utilização, é argumento que não colhe, dado o elevado número de pessoas  que acorriam diariamente àquele serviço. Passou o CSM.  a disponibilizar consultas à tarde, ainda que úteis à  população, não substituem  uma consulta nocturna diária..

O que surpreende nesta situação é que a Autarquia, que se saiba, não tenha feito sentir o seu protesto relativamente ao novo horário do Centro de Saúde, contrariamente, e em circunstâncias semelhantes, à atitude demonstrada pelo presidente da Câmara de Valença do Minho. Não se pode questionar a legitimidade da população poder usufruir de um serviço de atendimento médico até às 24 horas, que até tinha uma grande afluência de utentes. A Câmara Municipal de Mação, contudo, não entendeu a importância do serviço para os habitantes do concelho, daí não ter contestado.

Quanto à atitude da nossa população, do modo sub-reptício como foi anunciado o fim do serviço, possivelmente, nem  sequer se apercebeu da nova situação.

 Também é longa a distância que separa o povo de Mação do povo de Valença do Minho..

 

Jonas de Vale Grou