Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

29
Abr10

Ponto de vigia Abril 2010

vozeslivresmacao

Feriado Municipal

  

O feriado Municipal do Concelho de Mação tem lugar no dia seguinte ao Domingo de Páscoa. Por motivos familiares passei o dia em Mação e

 

 verifiquei a confrangedora ausência  de pessoas na Vila. Se,  por norma,  já somos poucos, naquele dia ainda fomos menos. - Utilizo este dia para ver as obras no Concelho. Respondeu-me Saldanha Rocha há alguns anos atrás, numa das suas habituais e conhecidas não respostas. Já me interroguei sobre o que quereria dizer  e não cheguei a nenhuma conclusão, pois, ao que consta, não tem sido visto,  nesse dia feriado, a visitar  as referidas obras. Correndo o risco de ser algo repetitivo (já anteriormente me pronunciei sobre o assunto), volto a sugerir: não  seria  de aproveitar essa altura e a exemplo do que acontece em tantas  outras Autarquias,  para promover uma  qualquer actividade, no sentido de evocar e assinalar mais um dia dedicado ao nosso Município?

 

   

Sinalização horizontal nas estradas do Concelho

  

 

Relativamente à  falta de coerência dos nossos dirigentes Autárquicos,  nada melhor do que  observar os exemplos que passo a apresentar: Vejamos estas fotos da sinalização horizontal  e,  no mínimo,  ficamos com a ideia  que são imagens relativas a estradas de Concelhos diferentes. E nem o argumento de que poderia ser da responsabilidade de outra Vereação e/ou de outro Vereador (esta última ideia está muito em voga), justifica tamanha disparidade de critérios usados.

 

Duas situações que já têm algum tempo. Uma refere-se à estrada da Ortiga e a outra à estrada do Casal da Barba Pouca/Penhascoso. Risco central e os das bermas. Se a primeira tem uma largura de +/- 5 metros. Já a do Casal será na ordem dos 4 metros. Qual teria sido o parecer para fazer este trabalho?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este exemplo foi o mais usado recentemente, no Verão do ano passado. Refere-se à estrada EN 244/ Aldeia de Eiras, passando pelo Pereiro e entroncando novamente no Alto do Pereiro na EN 244, com pouco mais de 4 metros de largura, existindo, contudo, outras situações análogas. Questionado o Executivo, pelo ex Vereador do PS, José Fernando Martins sobre os motivos de serem utilizados 2 riscos em vez de 3 ou de mesmo só um, motiva  a justificação do Vereador Vasco Estrela, que se transcreve abaixo,  da acta da CMM nº 18/2009 de 23 de Setembro de 2009, "O Sr. Vereador Vasco Estrela informa que esta foi a opção escolhida pois foi considerado que, se fosse pintado o risco do eixo da via, os condutores iriam guiar-se por ele e em muitas situações, dada a pouca largura das estradas estaria a colocar-se em perigo pois se vier um carro em sentido contrário poder criara-se uma situação de perigo, enquanto que, sabendo onde está a valeta, poderá regular-se por ela, sem se colocar em perigo em relação a carros que venham em direcção contaria. Refere ainda que poderá haver outras formas de fazer este trabalho mas este foi o entendimento do executivo depois de ouvidas várias opiniões e opções.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Nem sei como chamar! Incoerência? Vejamos! Contrariando tudo o que justificou e argumentou atrás, a Autarquia, mandou pintar na estrada Mação/ Ventosa, conforme foto junto, um risco no eixo da via, em Março de 2010. A largura não difere muito das anteriores, próximo dos 4 metros. Mas vá lá perceber-se qual foi o entendimento da vereação Executiva da nossa estimada CMM. Um Concelho, duas medidas…