Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

19
Mai10

CONVÍVIOS COM VIDA DENTRO . ANTIGOS ALUNOS, ANTIGOS COMBATENTES,ANTIGOS COLEGAS DE ESCOLA

vozeslivresmacao

 

Mação foi palco de encontro, no passado Sábado, de um encontro/convívio de antigos combatentes da guerra colonial. Todos os anos, já lá vão 37 anos, estes amigos, nos quais se incluem dois amigos do coração, escolhem as terras uns dos outros para continuarem a reafirmar solidariedades e cumplicidades antigas no tempo, sim, mas sempre actuais e presentes, que o mesmo é dizer, guerra à falta de memória. Honremos a história de que se fizeram os nossos dias de então.

Independentemente da guerra injusta para que foram levados - e nós sabemos do que falamos, pois escapamos por um triz graças à radiosa madrugada libertadora de Abril de 1974...- a verdade é que a amizade construída nas tantas dificuldades daqueles tormentosos dias continua, hoje, a cimentar, perante as tormentas do hoje dos dias, novas solidariedades.

E ainda bem!

 

2

 

Antigos alunos, antigos combatentes, antigos colegas de escola ... antigos, quer dizer, de antes, de um outro tempo ou, antes, actuais, de sempre, como se nunca o tempo tivesse ontem e amanhã e sim, um eterno agora!

É isso que vejo nas imagens com que, hoje, afortunadamente registamos a alegria que transparece dos rostos, outrora, talvez, mais fulgurantes, jovens, rebeldes e hoje, por que não, com o peso da amadurecida sabedoria de mãos dadas com uma descomplexada energia!

É por isso que me recuso a enfrentar cada novo dia como se de mais um dia se tratasse.

 

Não! Em cada novo dia HÁ UMA NOVA ALEGRIA NUNCA VIVIDA, NUNCA CONFESSADA, NUNCA CELEBRADA.

 

Felizes os que nunca desistiram dos dias andados, os que nunca se remeteram ao silêncio dos dias falhados, os que nunca encostaram a alegria às boxes da apatia.

Felizes os que jamais ousam dizer "para mim TUDO SE PASSOU, TUDO ACABOU, tenho os meus braços caídos, quero fazer parte dos vencidos".

 

FELIZES OS QUE VIVEM "UM DIA DE CADA VEZ", TODAS AS VEZES, TODOS OS DIAS

 

É por isso que, há 37 anos, estes antigos combatentes, "combatem o bom combate" que S.Paulo anunciava.

E há lá melhor combate do que desejar reencontrar-se com os guerrilheiros da amizade, da solidariedade entre famílias, gesto primeiro para essa solidariedade outra de que Portugal tanto carece?!

 

 

Parabéns a todos os antigos alunos, a todos os antigos colegas de escola, a todos os antigos Combatentes da CCAC5043!

Podem encontrá-los, a partir de agora, também, por aqui!

A net no seu melhor, como lugar de reencontro!

Parabéns, também!

 

Obrigado, Zé Luis Mateus e , sobretudo, obrigado, amigo Amorim Lopes, cujo frutado vinho branco produzido pela generosidade das tuas mãos, nas encostas do Vale das Árvores, bem pertinho do meu Vale das Árvores - mas sem as sábias mãos que amanham o teu!!!- animou, e de que maneira, a Exposição "ABRIL, ÂNIMOS MIL", na Galeria da Associação 25 de Abril, início das comemorações dos 30 anos que agora estamos a finalizar.

 

antónio colaço

 

 

1 comentário

Comentar post