Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

30
Jun10

MAÇÃO . VACARIA VIRA GALERIA

vozeslivresmacao

 

É uma notícia de última hora que a nossa delegação, em Mação, acaba de nos fazer chegar à redação: a antiga vacaria da Casa Rebello, em pleno Centro Histórico de Mação, na Rua Mons Alvares de Moura, Nº 29, vai virar GALERIA DE ARTE MULTIMEDIA. Como é visível nas imagens, um novo telhado já foi colocado, assistindo-se, agora, à colocação de vigas de reforço das paredes laterais.

 

 

Mas... a ânimo foi mais longe e conseguiu obter os primeiros esboços do Arqtº americano Frank Gehry que, de passagem por Mação, no intervalo da renovação do Parque Mayer conseguiu esquiçar, a pedido do Chefe Diabo Amarelo, em plena Casa Velha, entre um prato de saborosos maranhos e um tenro Galo no Forno, um arrojado projecto que consiste na intensiva utilização do vidro, hoje, tão em moda por forma a que, praticamente, quem entre fica com toda a Galeria à vista. Um regalo para os olhos, segundo o nosso consultor para o património!

De facto, a Galeria desenvolve-se em dois lanços de escadas, partindo do centro e acompanhando as paredes nas quais serão colocadas as obras em exposição bem como pilastras para a colocação de esculturas.

Frank vai deixar como memória, adaptando-as a mesas de estar, as manjedouras em cimento do rés-do-chão.

Um pequeno acervo de obras disponíveis para venda, écran para projecção e um atelier na zona do extenso quintal estão já equacionados.

 

 

 

 

 

 

O mais interessante da notícia é que a Casa Rebello pretende "reconhecer" a intervenção do animador de serviço, natural da vizinha Gavião e manifestou vontade em abrir negociações com o Conselho Editorial para que o mesmo, cuja morada se situa mesmo a seu lado, e agora que se prepara para se aposentar ali possa desenvolver actividade permanente através de um programa cujo protocolo deixa ao seu critério!!!!

 

O nosso artista, apanhado de surpresa, nem queria acreditar!!

 

-O quê?! Mas.... não foi a Grande Casa da Cultura, bem no Centro Histórico, ali na Pina Falcão, que nos moveu durante todos estes anos?!

 

-Ó homem, é pobre e mal agradecido, tenha calma! Vamos por partes! Assegure lá este projecto que a gente depois fala!

 

 

NR- Qualquer semelhança entre o descrito e a realidade dos factos .... é mera coincidência !!!

 

antónio colaço

1 comentário

Comentar post