Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

12
Fev07

PS VISITOU CARDIGOS

vozeslivresmacao

Foi no passado dia 20 de Janeiro do presente ano, que alguns socialistas do nosso concelho, simpatizantes e militantes, (+ de duas dezenas), efectuaram a visita à freguesia de Cardigos. Esta visita vem na sequência do projecto apresentado pelo Dr. Nuno Neto, actual Presidente da concelhia do PS/Mação. O objectivo é visitar todas as freguesias do nosso concelho, estas visitas, iniciaram-se no ano transacto de 2006, tendo sido já visitadas as freguesias de Ortiga, Aboboreira e Carvoeiro.


O objectivo de tais visitas, é contactar a população, ver “in loco” quais os seus problemas, nomeadamente, no que concerne à gestão autárquica e cujas competências sejam do município ou das Juntas de Freguesias. É óbvio que os problemas são muitos, mas o mais grave, é a falta de vontade dos nossos autarcas na  resolução dos mesmos.


A visita a Cardigos, sejamos sinceros, correu de uma forma muito positiva e bem organizada. No final da visita, era visível o contentamento de todos os que nela participaram, isto a nível de organização, porque a nível do que vimos, foi de certa forma frustrante e triste, principalmente para os que residem na freguesia e se deparam quase todos os dias com esses problemas que os vão afectando. A situação ainda se torna mais drástica, sabendo que existe um vereador da nossa freguesia, com pelouros importantes na autarquia, mas que em minha opinião pessoal, se esqueceu daqueles que o ajudaram e muito….. a eleger.  Ser bom político, ou um excelente orador, é de facto um grande dom, só que por vezes devemos ser mais executivos e menos interventivos.


A visita teve o seguinte programa:


1.                  Visita à ponte da ribeira da Pracana em Sernadas, que sofreu danos com as intempéries que assolaram o país um pouco por todo lado nos últimos meses de 2006;


2.                  Visita a uma suinicultura na Chaveira, bem como à empresa de José António, que se situa entre a Chaveira e Carrascal;


3.                  Visita à salsicharia em Cardigos – Presuntos Tio Zé da Beira e ainda à fábrica de velas do Senhor António Martins da Silva;


4.                  Visitou-se ainda, a abandonada e degradada Praia Fluvial de Vergancinho bem como  a bonita mas desprezada fonte romana em Chão do Pião – Carvalhal;


5.                  Saliente-se ainda, a visita às novas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, (agora uma mais valência, com serviço nocturno), instalações de grande qualidade, de facto grandiosa obra, que Cardigos bem merece! Até porque agora o ar que ali se respira é puro, o ambiente extremamente agradável , finalmente esta casa parece-me estar entregue em boas mãos, gente que trabalha a pensar nos Cardiguenses, no bem estar dos nossos idosos, gente que não quer guerras nem conflitos. Finalmente parece que a PAZ, chegou áquela grandiosa instituição;


6.                  Por último, uma visita ao Azinhal, onde nos recebeu o empresário Leonel Lopes da Silva, visionámos ainda o estado lamentável das ruas daquela aldeia.


7.                  A visita terminou no café/restaurante regional, (agora com  nova gerência), do amigo Fernando Dias, onde terminámos com um excelente lanche e onde já se havia realizado o almoço.                                                                      


 


 Conclusão:


Onde é que andam os nossos autarcas, eleitos por maioria? Será que só se lembram de Cardigos e das outras freguesias na altura de eleições? A ponte das Sernadas continua intransitável, dificultando a vida, nomeadamente, às gentes das Sernadas e Freixoeiro. Felizmente que não Caiem pontes  todos os dias, mas nestas situações o executivo municipal, tem que ter imaginação e arranjar soluções mais rápidas. É preciso ver que a estrutura da ponte não foi afectada e a solução não é tão difícil como o que se pensa, foi essa também a opinião de técnicos credenciados no local. Basta só haver boa vontade. Será que esta situação vai manter-se até quando?


Onde é que está a zona industrial de Cardigos??? Será que já se esqueceram das promessas feitas ao eleitorado??? Vamos chegar a 2009 e de certeza tudo na mesma. Prometer é fácil, cumprir é um pouco mais difícil. Os empresários de Cardigos já empregam umas boas dezenas de funcionários, mas parece que continuam esquecidos e ao abandono.


A Praia Fluvial de Vergancinho, que tristeza! Vidros partidos, casas de banho abertas, um completo abandono, que sinceramente dá pena e é de lamentar. Que desnorteio, ou falta de interesse dos nossos (des) governadores locais.


No Azinhal, a estrada está em péssimas condições, quase intransitável, as tampas dos esgotos bastante salientes do piso, uma vergonha total! Parece que começaram a parte do saneamento, mas desertaram, nunca mais ninguém os viu, o que está a criar enorme revolta nalguns residentes.


Numa freguesia, verdadeiramente laranja, já nem os autarcas eleitos pelo PSD, se lembram de Cardigos. Não há uma política de proximidade por parte do executivo camarário, não há obras e sem elas não há progresso. Só se trabalha para a imagem e para a fotografia, esquece-se o eleitorado. É Preciso lembrar que Mação não é só a sede de concelho, Mação tem mais 7 freguesias. Mas se problemas destes acontecessem só em Cardigos, ainda seria tolerável, mas o pior é que é por todo o concelho. Redes viárias sem condições, milhares e milhares de euros gastos em piscinas que não abrem. Etares a funcionarem mal, Saneamento esquecido, Cultura só para alguns, em fim, este concelho está mesmo mal…….


Todos sabemos que os tempos são de crise, é tempo de vacas magras, mas mesmo assim é preciso estabelecer prioridades, ver quais as necessidades que mais urgem para a nossa terra, sair dos gabinetes e palmilhar o terreno, ter em mente que foram eleitos pelo povo e é em prol do povo que devem trabalhar, servir a população o melhor possível e com os meios e recursos disponíveis, é só querer e muito mais poderá ser feito. Mação bem merece.


Espero que os militantes e simpatizantes do PS/Mação, se unam todos o mais breve possível, (já estamos bem melhor), vamos todos trabalhar pelo Partido Socialista, esquecendo algumas “guerrilhas” ou mágoas, podemos não simpatizar ou gostar tanto de A, ou B, mas vamos pensar no PS, se em 2009, estivermos unidos, tenho quase a certeza que poderemos ganhar Mação. Há gente muito competente, com experiência e sentido de responsabilidade, que fará muito melhor por Mação.  A desunião só interessa ao PSD e prejudica o eleitorado, e a nossa terra vai ficando deplorável e esquecida.  Para terminar vou apenas dizer o seguinte: passado um ano e pouco, após as eleições, já vi muita gente desiludida e arrependida de votar nos actuais lideres da CMM, acredito que é possível inverter esta tendência. Eu felizmente mudei, acredito que muitos outros o irão fazer, com a vitória do PS, Mação só terá a ganhar.


 


Um abraço amigo – Vitor Silva


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.