NOTA: Qualquer pessoa que se sinta ofendida pelos conteudos /opiniões aqui expostos deve demonstrá-lo para o email abaixo indicado. Os comentários estão abertos com a devida moderação e os artigos a publicar neste BLOG devem ser enviados para o email:
vozeslivresmacao@sapo.pt
Visitantes Online
Segunda-feira, 9 de Março de 2009

O ESCORPIÃO MORTO PELO PRÓPRIO VENENO:

 

AS PALAVRAS QUE GELARAM SALDANHA ROCHA E OS SEUS VEREADORES
 
Conhecido o desfecho da perseguição judicial movida por Saldanha Rocha e demais vereadores a João Paulo Almeida (JPA), estes, em plena sessão da Assembleia Municipal, assim como os demais membros eleitos do PSD na Assembleia Municipal, além de incapazes de reconhecer a derrota pessoal e política, preferiram o silêncio eloquente dos fracos.
 
Dos fracos, não reza pois a história. Todavia, para a História ficam as palavras de JPA na Assembleia Municipal de 27 de Fevereiro de 2009. Certeiras, perfeitas, eloquentes, mordazes. Calaram fundo nos presentes, sobretudo nos visados. O odor da derrota política, a quarta neste mandato, instalou-se na sala e carregou fundo o semblante daqueles que cantaram vitória cedo demais (lembram-se das notícias encomendadas no Mirante de Janeiro de 2008 onde a « condenação » de JPA aparecia como adquirida e consumada ???).
 
Ficam aqui algumas das frases que tocaram fundo em todos os presentes no Salão Nobre da Câmara Municipal e cujos ecos ainda devem a esta hora tirar o sono aos responsáveis do « assassinato falhado » (político e pessoal de JPA, entenda-se.)
 
« Recordo aqui, aquilo que escrevi em minha defesa no jornal Voz da Minha Terra em 25 de Janeiro de 2006 - os tipos legais de crime carecem de preenchimento e prova da intenção dolosa da prática dos factos. Em 2006 a minha cabeça ficou decepada no julgamento popular e foi servida então publicamente para gáudio de alguns aos apetites vorazes dos juízos prematuros na base de uma notícia torpe e canalha »
 
« O meu passado, o meu nome e a minha honra souberam resistir e vencer este acto de malvadez. Não verguei perante a tentativa de imolação pública de todo o meu passado de irrepreensível intervenção cívica. » ;
 
« Um homem que fez da 'filosofia' a sua vida, Karl POPPER, dedicou o parte do seu estudo ao problema da 'esfera da moral'. Os princípios morais são independentes das conveniências políticas, concluia. Não se deve por conseguinte politizar a 'Moral'. Numa 'sociedade aberta' nenhuma pessoa ou grupo de pessoas decide, desenha ou decreta os princípios morais. » ;
 
« Os gentlemen nunca se tomam demasiado a sério, mas estão preparados para tomar muito a sério os seus deveres, especialmente quando os outros só falam dos seus direitos. Eu tomo-me pois por um gentleman. » ;
 
« Sabendo pois que Moral e Política não se devem confundir, eu preferia falar de alguns maus exemplos, de algumas más práticas, não de pessoas mas da instituição que nos acolhe e nos abriga neste simbólico salão nobre. Alguns exemplos apenas, já que a lista poderia ser longa :
 
- Como pode esta instituição conviver com facto de alguém trabalhar para si tendo-se feito passar por 'engenheiro' numa prestação de serviços para a CMM em 1992, sem o ser efectivamente ;
 
- Como pode esta instituição conviver com a prática de aquisição de terrenos para instalação de equipamentos sem ter previsto nos respectivo contrato uma cláusula de reversão a favor da CMM nos casos em que os fins não tenham sido alcançados ;
 
- Como pode esta instituição conviver com a prática de avançar com obras em terrenos cujo Plano de Pormenor não estava aprovado por Resolução de Conselho de Ministros ou cuja compra não estava ainda exarada por escritura pública. » ;
 
« Se o problema é dinheiro, ou melhor a falta dele, visto que o estado de pobreza financeira em que a CM se encontra é sempre alegado para dizer que as minhas vindas à AM são caras, o melhor era que a Câmara nos respondesse porque contrata assessores com vencimento de vereador ou faz despesas com processos judiciais mais onerosas que o bem jurídico a proteger. »
 
JPA evocou a terminar duas fábulas, a da raposa, a propósito do alegado problema moral, mais importante nesta hora para a CM do que o processo judicial corrido e onde apontam as melhores estimativas a CM terá gasto do erário público o dobro do dinheiro do que deve agora a JPA a título de subsídio de transporte (se o dinheiro saísse do bolso privado dos promotores do processo, teria o mesmo seguido os trilhos da Justiça?- seremos tentados a dizer concludentemente que não):
 
«A raposa passando diante de umas lindas e luzidias uvas, saltou para as apanhar mas não conseguiu. Tentou uma segunda vez sem sucesso. E uma terceira, e uma quarta. Por fim, desistiu dizendo : 'estão verdes' ! »
 
A rematar JPA recordou a conhecida fábula de Esopo « onde uma rã aceita levar um escorpião a atravessar um rio porque este lhe prometera que não a mataria com a sua venenosa picada. Porém, a meio da ponte, o escorpião não resiste e pica a rã com o seu ferrão envenenado. A rã, espantada, pergunta-lhe por que fizera isso. O escorpião desculpa-se e diz apenas que não conseguira evitar, pois isso fazia parte da sua natureza. Diferentemente da fábula de Esopo, aqui o escorpião morreu do seu próprio veneno ! »
 
 
Sinceramente, nos vários quadrantes políticos deste concelho de Mação, não encontro ninguém com esta capacidade política, a não ser claro, aquele que está impedido de se candidatar a cargos políticos por força da sua profissão, e claro, o meu camarada Antonio Reis, grão-mestre (líder) do Grande Oriente Lusitano (GOL), que tenho algumas dúvidas se teria a mesma “garra politica” de João Paulo Almeida.

 

Luis Sérgio Silva

Publicado por vozeslivresmacao às 11:50
| Comentar | Adicionar aos favoritos
|
1 comentário:
De Vitor Silva a 11 de Março de 2009 às 08:52
Já fiz o meu comentário, mas volto a repetir: O Dr. João Paulo Almeida na última Assembleia Municipal, congelou por completo o Senhor Presidente e seus Vereadores, bem como alguns elementos da bancada do PSD. João Paulo Almeida é de facto um grande "animal" político! Esperou 3 anos para ganhar um processo que a CMM impusera contra si, mas como a justiça tarda mas não falta, chegou finalmente a vitória. Os grandes Homens, os grandes políticos e os grandes seres humanos, como ele, não se apagam facilmente. Ninguém da Câmara teve uma palavra a dizer sobre o tal processo, assumiram a derrota e será que não aprenderam uma grande lição? O mesmo Senhor que já tinha conquistado duas vitórias, sobre a falta injustificada e as não respostas aos seus requerimentos, consegui finalmente mais um êxito. Esperam-se agora outros sucessos no futuro. Por vezes é preciso ter cuidado com o que dizemos, por que poderemos vir a ter que provar... João Paulo, está limpo e pronto para o combate político , resta agora esperar, porque os grandes lideres não podem ser afastados.

Comentar post

Contacto:

Vozes Livres Mação

Cria o teu cartão de visita

Pesquisar neste blog

 

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

Posts recentes

Cá se fazem, Cá se pagam!...

a boy for all seasons

Pedro Passos Coelho "o fa...

Banalidades do Correio da...

Vater Marques na Rede Nac...

Judiciária investiga uso ...

Posto de Vigia 74 - Outub...

Posto de Vigia de Setembr...

João Pereira reclama vari...

Ponto de Vigia - Julho/20...

EDP CONTINUA A MANTER NA ...

EIS O QUE ESTE NOVO PSD N...

PONTO DE VIGIA - JUNHO

MAÇÃO . VACARIA VIRA GALE...

CARDIGOS.JUNHO DE 1966 . ...

POSTO DE VIGIA

CONVÍVIOS COM VIDA DENTRO...

MAÇÃO E O BREJO QUE NÃO V...

OBRIGADO,ÉVORA ! SEM PALA...

AS VOLTAS DE UMA RENUNCIA...

QUEM QUER VIR A ÉVORA DE ...

ÁGUA POR FAVOR

"JAZ MORTO, E APODRECE"

SALDANHA ROCHA E CAMÂRA M...

Ponto de vigia Abril 2...

EURICO BRITO LOPES

DE ENCERRAMENTO EM ENCERR...

MAÇÃO - VALENÇA DO MINHO

UMA DAS CONDIÇÕES PARA QU...

Posto de Vigia

Arquivos

Abril 2013

Dezembro 2011

Abril 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

tags

todas as tags

Links

Participar

Participe neste blog

subscrever feeds

blogs SAPO