Revitalização do Concelho
«Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura» prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Entre as muitas intervenções que o Projecto prevê está a recuperação do antigo aldeamento dos técnicos que construíram a Barragem da Pracana, que será transformado numa pequena aldeia cultural, mas com sentido económico: com restauração, alojamento e com componente museográfica ligada à etnografia e à Natureza, explicou o Director do Museu. De salientar também o aproveitamento do paredão da Barragem para que os visitantes (adultos e crianças) possam fazer as suas próprias gravuras e pinturas. O conceito aqui introduzido por Luiz Oosterbeek insere-se na linha de actuação já de alguns países como Brasil e Austrália, em que existe um sistema de acompanhamento dos visitantes proporcionando-lhes espaços para que façam aquilo que desejarem, como pintar, por exemplo, e que vise atenuar os riscos do vandalismo, que tantas marcas de agressão tem deixado em todo o património cultural.
.
O PS / Mação anda a falar neste tipo de intervenções no nosso concelho há mais de 10 Anos, e finalmente começamos a ver o Executivo do PSD / Mação na Câmara há mais 30 anos, a falar a mesma linguagem, esperemos agora não ter de aguardar mais anos para que o projecto seja uma realidade. É que já todos sabemos quais são as desculpas!!!, quando está o PSD no Governo, estamos de TANGA, quando está o PS, não nos ligam nenhuma ou somos sistematicamente hostilizados. No entanto, não foi nenhum destes governos que tinha o dever de executar Projectos e candidatá-los a fundos comunitários.
Penso que o problema é outro, a capacidade de endividamento da Autarquia está a atingir um limite nunca antes visto neste Concelho, logo as possibilidades da Autarquia em comportar a parte do investimento que lhe diz respeito é quase nula, por isso, se compreende a tentativa do Executivo Camarário em passar a batata quente ao Governo do PS.
No entanto, se o PSD / Mação quisesse trabalhar com o PS / Mação em nome de Mação, em equipa e sem armadilhas politicas, como numa simples vinda a Mação do Governador Civil e da Ministra da Cultura, e tivesse solicitado a presença dos Vereadores do PS, alguns Membros da Assembleia Municipal e do Presidente da Comissão Politica do PS / Mação, com toda a certeza que as solicitações do Executivo Camarário teriam muito mais impacto junto do Poder Central, e mais uma vez podíamos dizer SOMOS TODOS MAÇÃO ou MAÇÃO PARA TODOS.
Luís Sérgio Silva