Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

26
Ago09

MAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES ARTÍSTICAS DA PAISAGEM

vozeslivresmacao

190820091057

 

 Venha daí, sim, é um convite para si que acaba de entrar em Mação, a capital da nova “cultura rupestre”! Deixe que lhe mostremos alguns dos mais significativos exemplares da alteração artística da paisagem de que fomos capazes ao longo destes mais de 35 anos de poder laranja.Venha, pois, “concretizar sonhos” de um Mação lindo, equilibrado, bem reconstruído, sem sombra de atentado ao seu património, numa palavra, rupestrizado! Não ligue às más linguas que sempre aparecem, sobretudo, nestas ocasiões eleitorais, a dizer mal de tudo quanto de excelso se fez por estas terras outrora esquecidas, abandonadas, tomadas de assalto por uns rupetres que aqui ousaram “esborratar” a paisagem!

Senhoras e Senhores, a vossa atenção para as nossas….transformações! Para a nossa transforMAÇÃO! Perdão, em inglês, que tem mais pinta:transforMATION!

 

007

 

 Nada melhor do que começar este roteiro pelo princípio e no princípio eram os….romanos! Isto perceberam os nossos iluminados autarcas que, depois de muito pensarem, resolveram acrescentar história à nossa história. E se melhor pensaram, melhor fizeram. Para que os romanaos não se ficassem a rir, eles, uns “estupidus” que não tiveram tempo de inventar o sistema de “esgotus”, tomem lá disto, e aí vão estas maravilhosas tubagens para escoar as nossas m….!

 Assim se “concretiza o sonho” da defesa do nosso património!

 

190820091059

 

  Para este local está pensada uma intervenção na paisagem, qualquer coisa tipo “Forum Trajano”, ainda na linha romana, tão a ver? O projecto está em execução há mais de 35 anos. Mas também fica bonito assim. Um destes dias não se admirem de mais um lote de pinturas rupestres ….colombianas, brasileiras, chilenas, nas paredes que restam.

 

08082009724

 

 

Descontinuidade das ruas! O Pe Figueiredo já deve ter dado tanta volta na tumba! E não é que a melhor homenagem que lhe podiam fazer era  destruírem a sua já desfigurada rua, pregar-lhe ali meia dúzia de fúnebres ciprestes, para que nos lembremos de que está morto e bem morto?! Aquela rua, vai perdendo leitura, tantos os atentados, perdão, tantas as “transformações artísticas” na sua paisagem!

 

P8120006

  

260820091154

 

 A nova Central de Camionagem, bem no Centro Histórico! Quem lhe disse que era um “auditório”, enganou-se!A mais acabada obra de integração na paisagem. Bem no Centro Histórico.

-Oh senhor articulista mas aquilo até tem pedrinhas do seu Brejo, por amor de Deus..

As pedrinhas do faz-de-conta-que-a-gente-recupera!

 

 

11082009764

 

 Na Rua de Stº António, o milagre da transformação de uma pequena e “alegre casinha,” ali a dois passos da Igreja Matriz , o Centro Histórico por natureza, definido e protegido por Lei própria – bem ao lado de uma casinha que sofreu os rigores do IGESPAR!!!! - o alegre casarão do nosso presidente, o mais refinado exemplar da arquitectura tipo caixote e que, sabe-se lá porque raios de autorizações do dito IGESPAR, upa, upa, aí vai ela três andares acima!!!!Aliás, quando se entra em Mação damos logo de caras com mais esta “artistica transformation” da paisagem!!!

 

P8120010

 

 Esta é a mais recente “transformation” e que a dois passos da Matriz, no Largo Dr.Samuel Mirrado,convoca a nossa impotente capacidade de indignação. Este é, de facto, o Largo onde tudo acontece!Porcos e veados “pastam” na relva pública, bem perto de um edifício também modificado por artes mágicas que só o IGESPAR pode explicar. Para completar tão idílica “paisagem” faltava este “cartaz” eleitoral ( não, não vale a pena discutir a sua demagógica e lamentável composição!) a tapar, pelo menos, a leitura da escultura/memória de um dos mais ilustres filhos da terra. Mas que é isso para quem está habituado ao quero posso e mando de 35 anos a fazer de conta!

Para quando uma reportagem da nova TV de Mação sobre estes e outros atentados, perdão, sobre estes portentados “artísticos”?!

Mas… infelizmente há mais!

 

 

190820091058

 

 Largo do Cineteatro: fica à consideração dos (e)leitores não só a autorizada volumetria da nova obra ali em execução, bem como o respectivo alinhamento ( meio metro para dentro do Largo é obra!!! Quando alguns munícipes foram autuados por menos…. como a seu tempo veremos!!!). Mas, é como diz o outro, Mação já está tão desfigurado…. deixa andar!

Por mim, deixem-nos cair aos pedaços, rupestrizem-nos e organizem visitas guiadas de colombianos, chilenos, ingleses, etc, ah! e com transmissão directa via Net, com direitos reservados, claro!

 

antónio colaço

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.