Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

19
Nov08

MAÇÃO REQUALIFICADO.FIM DO OUTONO TOTAL!!!!

vozeslivresmacao

 

Mação: Requalificar centros históricos e devolver vida a aldeias abandonadas é desígnio municipal - Autarca

 

 

 

Mação, Portugal 17/11/2008 15:23 (LUSA)
Temas: População, Autoridades locais, habitação e urbanismo
 Mação, Santarém, 17 Nov (Lusa) - Investir na requalificação das habitações degradadas e “devolver vida” a aldeias ao abandono é o mais recente “desígnio” do município de Mação, disse hoje o presidente da Câmara.

    A autarquia aprovou um Regulamento Municipal com vista à atribuição de apoios materiais e financeiros para a recuperação de habitações degradadas, uma iniciativa que “visa melhorar as condições de habitabilidade ao mesmo tempo que se procura preservar o património arquitectónico do concelho”, segundo o presidente da autarquia, Saldanha Rocha
  “Este é um projecto-piloto que é, para já, apenas aplicável aos edifícios localizados nos núcleos históricos das sedes de freguesia de Mação, Cardigos, Envendos e Penhascoso, numa perspectiva de dar nova vida aos respectivos centros históricos que actualmente estão a ficar desertificados”, afirmou o autarca.

    Segundo disse, a autarquia tem “cerca de 50 habitações sinalizadas nas três freguesias para requalificação urgente e já era bom que se conseguisse recuperar uma média de 10 a quinze por ano”.

    Para a execução de obras de recuperação e reabilitação de habitações degradadas a autarquia vai agora atribuir alguns apoios, tais como a elaboração dos projectos de arquitectura, o acompanhamento técnico da obra, o fornecimento de 50 por cento da areia e tinta, remoção de entulho e transporte para vazadouro, execução dos ramais de ligação às redes públicas de águas e esgotos, telhas até ao máximo de 25 por cento do total da cobertura e cimento até ao máximo de 25 por cento do total da obra.

    “Uma ajuda que consideramos muito importante para as pessoas que têm menos posses e que servirá de ‘arranque’ para esta iniciativa que queremos, mais tarde, estender a todo o concelho”, disse Saldanha Rocha.

    Segundo afirmou, “um outro desígnio do município passa por recuperar habitações das aldeias que estão desertas ou quase sem ninguém, numa lógica de integração na rota das Aldeias de Xisto”.

    “Nestas velhas aldeias as casas eram feitas à base de xisto e a primeira que recuperámos na totalidade foi a aldeia de Cerro do Outeiro, devolvendo dignidade e mais vida àquela pequena comunidade”, sustentou.

    A autarquia vai agora “alargar à aldeia de Chão do Brejo a recuperação integral das 13 habitações existentes, mantendo a traça original à base de xisto, numa localidade onde já não mora ninguém mas que tem excelentes acessos, está bem localizada e que vai ser dotada com abastecimento de água e eletricidade”.

    “Estes são processos lentos, mas estamos determinados em devolver vida a algumas destas aldeias”, afirmou o autarca.

   

    MYF
NOTA
Leia bem, torne a ler, olhe bem para a fotografia. O que é que nota nela?!O quê?! Gravuras rupestres? Mas elas estão lá para o vale da Pracana e Ocreza!!O quê, invadiram Mação?
Espere, espere.
Nós já voltamos para desvendar este mistério!!!!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.