Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

Vozes Livres de Mação

25
Out06

JÁ PASSOU UM ANO E NADA MUDOU EM MAÇÃO!

vozeslivresmacao

(Artigo de Opinião)


 


Foi em 9 de Outubro de 2005, que o eleitorado de Mação foi às “urnas”, para mais uma vez escolher o seu Presidente de Câmara, Presidente da Assembleia Municipal e os respectivos Presidentes de Juntas de Freguesias. Parece que foi ontem, mas a verdade é que o tempo passa a correr, anda depressa de mais.


 


À semelhança do que tinha acontecido nos mandatos anteriores, o PSD, mais uma vez, (para tristeza de muitos), volta a reconquistar a Câmara, desta vez e pelo segundo mandato consecutivo, na pessoa do Dr. Saldanha Rocha, que encabeça a lista do PSD à Câmara Municipal.


 


2005, era de facto, a esperança para muitos socialistas, que poderia ser desta, que o PS conquistaria a Câmara, o que na realidade não aconteceu! O Candidato era jovem, já com alguma experiência política, com obra feita, nomeadamente, na sua freguesia em Aboboreira. José Fernando Martins, era quase um pouco a certeza que poderia por fim ao rumo de trinta e tal anos de PSD, (o que já cansa), em Mação. Mas a realidade é por vezes bem diferente, os votos é que contam e, muitos dos que dizem estar fartos, ou criticam o governo local do PSD, na altura, votam mesmo nos laranjinhas.


 


Na verdade, temos que ser realistas, Mação é de facto um concelho maioritariamente social-democrata. Não tenho dúvidas de, que muitos quereriam mudar, mas a verdade é que o PS/Mação, não estava na altura de boa saúde, devido a alguns conflitos, ou mal entendidos dentro do próprio partido e, isso, sejamos claros e honestos, reflecte-se, e bastante mesmo, no eleitorado, que não vendo obra feita no seu concelho, (e tendo uma enorme vontade de mudar),  ainda assim, vota nos que já detém a Câmara.


 


Mas como o passado, por vezes nem interessa recordar, há agora, que pensar em 2009, que chega depressa, o tempo, apesar de tudo, “voa” rapidamente, como um pássaro. Há gente no actual PS/Mação, com muita vontade de trabalhar, uma enorme vontade de mudar, gente que já tem experiência política, gente com garra, gente muito capaz e com enormes capacidades profissionais direccionadas para várias áreas de actuação da Câmara.


 


Não vou dizer nomes, mas não tenho dúvidas, que os socialistas de Mação, fariam muito, mas muito melhor mesmo, que a equipe do Dr. Saldanha Rocha. O que é que se fez, passado que está  um ano? Nada. Nada mesmo! Que progresso houve em Mação? Zero! Não houve feira mostra, não houve Mação Total, quebraram-se protocolos com as Juntas de Freguesia, (às quais nunca foram delegadas competências para nada). As piscinas, grande tema da campanha, grande obra feita, diziam eles. Mas caros amigos, as mesmas continuam fechadas, quando será que vão abrir? As estradas, algumas,  em péssimas condições, muitas das quais só terão novamente uns remendos em 2009. A Câmara está endividada e sem progresso, sem obra feita.


 


O Senhor Presidente Saldanha Rocha,  não pode dizer que não tem pessoal, é óbvio que tem e, sejamos justos, há na CMM, excelentes profissionais, estarão, é possivelmente mal aproveitados, ou com tarefas menos bem distribuídas, ou seja: muitos em certas áreas de actuação, outros a menos, em áreas de extrema importância.


 


Dr. Saldanha Rocha, tem um Chefe de Gabinete, um adjunto, secretário, mais secretárias, assessores para aqui e para ali, que possivelmente muitas vezes se chocam nos corredores da autarquia. Há muitas Câmaras que fazem bem melhor e sem tanto STAF. Mas em fim!... Também teremos que nos lembrar dos amigos e encaixá-los aqui, ou ali, não será?


 


O Concelho de Mação, merecia um pouco mais, poderia fazer-se bem melhor e muito mais, pelo ambiente, pelas infra-estruturas viárias, pelo saneamento, pelo turismo, cultura e desporto, actividades de lazer, pela educação, criação de novos postos de trabalho. Mas isso dá muito trabalho!


 


 


Faltam 3 anos para que as gentes da nossa terra, voltem a ser chamados para escolherem o Seu Presidente. Será desta? Caríssimos Socialistas, todos unidos, nós venceremos a Câmara, nós seremos uma melhor aposta e alternativa para Mação. Vamos lutar, dar a cara, trabalhar em prol da nossa terra, das suas gentes. Vamos esquecer certas brigas, vamos por um ponto final no passado, pois todos juntos, Mação será SOCIALISTA EM 2009.  Se assim não for Mação continuará no seu (des)Governo TOTAL…..


 


Um abraço amigo -  Vitor Silva